Os grandes problemas dos veículos elétricos são o alto
custo e a autonomia entre recargas, por isso para escolher o veiculo a ser construído
devem se pautar em algumas condições a avaliar, primeiro devemos determinar o
que pretendemos com este veiculo, utilizar para passeio ou trabalho, e dentro
destas duas condições estabelecer a distancia a ser percorrida e o tempo disponível
para a recarga das baterias.
No meu caso, o projeto contemplara a utilização para
percorrer a distancia entre minha casa e o trabalho, esta distancia e de 6 Km ida e volta, neste caso
posso determinar uma configuração mais econômica de motorização e banco de
baterias, porem para cada caso pode-se mudar a configuração da motorização, lembrando
que o peso é um determinante para velocidade e autonomia.
Também temos que levar em consideração fatores
ambientais, tais como relevo das vias a ser percorridas, altitude, ventos,
condição das estradas e temperatura, mas estes fatores não irão ser relevantes
ao meu projeto uma vez que moro no litoral da Bahia, onde a pressão não afeta,
a temperatura é constante, a vias são asfaltadas e planas.
Em meu projeto o que realmente é relevante são o
tamanho, a aerodinâmica e o peso.
Tamanho – Como a utilização do
veiculo é para transportar duas pessoas, procurei construir um veiculo de dois
lugares, diminuindo o tamanho diminuiria o peso, e isso seria um fator
importante para o projeto.
Aerodinâmica – construir um veiculo que
provocasse a menor resistência com ar, dando um ganho de gasto de energia, e
aumentando a sua autonomia.
Peso – Este é o ponto fundamental
neste projeto, pois, quanto mais leve maior autonomia e velocidade, e neste
quesito devemos abdicar das tecnologias e conforto, porque a idéia é o
transporte limpo, devemos manter somente itens de segurança e dirigibilidade,
devem ser excluídos ar condicionado, carpetes, instrumentação desnecessária,
aquecedores, console, som exagerado e tudo que possa ser desnecessário.
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